Como Desfazer uma Sociedade de Forma Saudável?

| | 8 Comentários

Muitas empresas são criadas a partir da união de sócios onde participarão da administração do negócio. A boa relação entre esses sócios é importantissíma para a prosperidade da empresa, uma vez que uma sociedade só sobreviverá quando todos os sócios envolvidos fizerem sua parte, apoiando a empresa. Mas e quando essa relação entre os sócios não vai bem? É hora de acabar a sociedade? Se as partes envolvidas resolverem desfazer a sociedade, quais os pontos que deverão ser analisados para que tudo acabe numa boa e não com mágoas e outras coisas ruins? Uma sociedade, não importa com quantos empreendedores forem, tem que ser igual a um casamento, e levando em conta a moda que se tornou o divórcio, porque não se precaver antes de tomar atitudes impensadas? Então como desfazer uma sociedade de forma saudável?

ANTES DE ACABAR COM A SOCIEDADE

Terminar uma sociedade pode ser complicado e ao mesmo tempo traumático. Mas é importante citar que você pode se precaver de maiores complicações desde o inicio de sua parceria com o outro empreendedor. Como? Através de um contrato que deverá ser feito na formalização da sociedade. Nesse contrato é importante que estabeleça alguns parâmetros para que fique claro as condições para cada parte envolvida na sociedade. Aqui estão alguns dos pontos que deverá abordar nesse contrato:

  1. Deveres parceiros dos sócios
  2. Horas de trabalho e férias
  3. Definição de bancário e acordos financeiros
  4. Aposentadoria do sócio
  5. Morte de um sócio
  6. Se um sócio quiser desistir da sociedade
  7. Motivos para expulsão de um parceiro da sociedade
  8. Decisões sobre conflitos não resolvidos

É claro que existem diversas outras clausulas que deverá inserir em seu contrato de sociedade, porém, os pontos acimas são só para dar a idéia de como você deve proceder.

Recomendamos a leitura do artigo: Amigo ou Co-Founder? Dicas de como evitar a grande decisão!

parceria errada

SEJA HONESTO AO DESFAZER UMA SOCIEDADE

Não há melhor maneira de desfazer uma sociedade de forma parceira, limpa. Você não deve esconder sob hipótese alguma os motivos que te levaram a querer desistir da sociedade. Aliás, o conselho é que você mantenha uma parceria totalmente limpa e honesta. Por exemplo, se não gostou da idéia do seu amigo sócio para um novo produto que a empresa vai lançar, não aceite a idéia somente por educação. Conteste, mostre o porque não está de acordo com a idéia do parceiro, assim poderão trabalhar num produto que  agradará a todos, inclusive os clientes.

Está gostando do artigos?

Que tal aprender a como aumentar o seu faturamento usando a internet e, de quebra, gastar muito menos?!

SEJA COMPREENSIVO AO DESFAZER UMA SOCIEDADE

Quando a iniciativa de não continuar mais com a sociedade não vir de você, seja compreensivo. Analise o porque daquilo estar acontecendo, o que aconteceu. Mas ao mesmo tempo é importante que você não seja duro, pelo contrário, seja flexivel e compreenda seu futuro ex-sócio. Lembre-se que brigar não vai lhe trazer benefício, pelo contrário, talvez você perderá mais em bancar uma briga. Uma vez que muitos especialistas destacaram que quase todas as sociedades se desfazem com certo tempo, seja por bons ou motivos ruins, tenha em mente que esse é um ciclo e a partir dessa experiencia, poderá montar um negócio muito melhor com ou sem sócios.

NÃO SEJA PESSOAL AO DESFAZER UMA SOCIEDADE

Lembra quando eu falei “seja flexivel…”? Pois é, quando tiver de desfazer uma sociedade, não importa se a decisão foi tomada por você ou por seu sócio, a grande sacada é ser profissional assim como tudo se iniciou. Isso se agrava ainda mais se o sócio for seu amigo ou parente, pois, o término da sociedade não pode influenciar na sua amizade com o [futuro] ex-sócio. Afinal você não vai querer perder essa amizade.

Recomendamos a leitura do artigo: Porque Seu Negócio Está Dando Errado

TUDO ESTÁ NO INICIO…

Sim, podemos falar que a base para uma boa sociedade está no inicio da mesma. Um contrato bem feito exibindo todas as clausulas que você desejaria para uma boa parceria, a escolha do sócio e além de tudo, sua relação com o sócio. Nesse artigo já falamos sobre a importancia do  contrato de uma sociedade, mas também temos que nos atentar a como escolher um bom sócio, mas isso ficará para um próximo artigo.

CONCLUSÃO

Então podemos concluir que desfazer uma sociedade não é fácil, porém não é tão complicado. Como vimos, é essencial o companherismo dos [futuros] ex-sócios até na hora de desfazer a sociedade. Desfazer uma sociedade de forma saudável é mais do que uma opção, é uma necessidade. Ao fazer uma rápida recaptulação, vimos que antes mesmo de iniciar uma sociedade, é preciso ter consciencia de tudo o que ela envolve. Conhecer bem o sócio, manter uma relação limpa de franqueza e honestidade fará com que a sociedade perdure por muito tempo. Ser compreessivo e impessoal na decisão de desfazer a sociedade o ajudará a manter a relação de amizade que tinha com seu ex-sócio. Romper uma sociedade poderá ser uma experiencia um tanto quanto ruim, porém, se procurar extrair os pontos positivos como a experiencia adquirida dessa sociedade, poderá se tornar um empreendedor diferenciado e pronto para novos desafios.








Que tal aprender a como aumentar o seu faturamento usando a internet e, de quebra, gastar muito menos?!

Sobre o Autor ()

Depois de tanto errar, decidi acertar. Sou Stenio Ribeiro e espero fazer minha parte para contribuir com uma internet melhor. Arrisco-me como empreendedor à esperar o dinheiro cair do céu.

Comentários (8)

  1. Almy Fróes disse:

    Eu acho que tem de existir respeito, partindo daí já é um grande avanço =)

    • Stenio Ribeiro disse:

      Ola Almy, obrigado por interagir conosco!

      Concordo com voce, o respeito é o primeiro e um dos mais importantes passos para desfazer uma sociedade de forma saudável.

      Abraço!

  2. BEZERRA disse:

    FALOU, FALOU E NÃO DISSE NADA. MATÉRIA TIPO AUTO AJUDA SEM CONTEÚDO.

    • Bezerra, o conteúdo é informativo. Não tem como falarmos: faça isso e isso que vai desfazer sua sociedade de forma saudável. Cada parceria é diferente, e por isso não existe uma fórmula única.

      Abraços, Arlindo Armando

  3. Eli disse:

    olá, para mim foi de extrema importância suas colocações pois só aumentaram minhas expectativas positivas quanto minha decisão empresarial.
    Gostaria de manter um contato pessoal via email se posivél!

  4. Danielli disse:

    Tenho uma ótica com uma sócia, a empresa está em meu nome, mas ela entrou com 50% do capital e eu com os outros 50%.Agora estamos querendo desfazer a sociedade e eu comprar a pare dela e continuar com o negócio.Como deve ser calculado o que tenho que pagar a ela? Compramos móveis, aparelhos, mercadoria, os móveis já foram pagos,algumas mercadorias estão pagas outras a pagar ainda.Como vou fazer esse cálculo?

    • Danielli, obrigado pelo comentário. Primeiro você tem que pedir a um contador para avaliar quanto a empresa vale. Você pode fazer isso sozinha, mas não recomendo nenhum pouco.

      Depois que o contador vir e dizer quanto vale cada parte, você compra se estiver de acordo :)

      Abraços, Arlindo Armando

Deixar um comentário