Como Tratar seu Cliente da forma Correta

Por segunda-feira, junho 25, 2012 8 No tags Permalink 0
80 Flares Twitter 1 Facebook 76 Google+ 3 80 Flares ×

Para trilhar um caminho de sucesso enquanto empreende num negócio, é de suma importância cumprir alguns requisitos mínimos de comportamento empresarial que afetará diretamente nos serviços oferecidos por sua empresa. Com os clientes não é diferente, todos os dias nos confrontamos com enormes dificuldades ao lidar com clientes de todos os tipos, algo que para uma empresa é muito comum.

Seus clientes são empresas ou pessoas? Não importa! O fato é que temos que aproveitar a oportunidade para agradar, satisfazer e respeitar o cliente. Mas como podemos lidar com todos esses fatores?

RESPEITE O CLIENTE

Para se destacar na concorrência, esse é um fator que é de suma importância. Acontece que, dado o valor que um cliente tem para sua empresa, seja ela de pequeno médio ou grande porte, um fator que devemos prezar é definitivamente o respeito pelos clientes. Se você pensar que já respeita seus clientes o suficiente, pode estar enganado. Já pensou no desafio que realmente tudo isso envolve?

É nos momentos mais estressantes que sua empresa pode estar enfrentando que as máscaras podem cair. Seja num determinado ponto do dia, ou da semana, ou até mesmo na fase que a empresa está passando, terá que estar atento a como seu cliente é tratado. Se você possuir funcionários, tudo se torna mais difícil de controlar.

  • Não tenha pressa! – Se tem uma coisa que pode afastar o cliente de seus serviços ou de sua empresa, é definitivamente a pressa. Um cliente do outro lado do balcão sendo atendido às pressas ou até mesmo do outro lado no telefone, poderá facilmente ficar irritado com o atendimento de sua empresa. Sabemos que não há garantias de que mesmo com um bom atendimento tudo irá ocorrer bem, mas você deve concordar comigo quando eu falo que é melhor prevenir do que remediar. icon biggrin Como Tratar seu Cliente da forma Correta
  • Mensure os resultados! – Quando existe uma clientela muito alta para nossa empresa, o controle de qualidade de um atendimento fica bem mais difícil. Com poucos ou muitos funcionários tudo pode acontecer, uma vez que você não tem controle sob seus funcionários durante todo o tempo em que trabalham. Poderá solucionar esse problema fazendo uma pesquisa com o intuito de saber a opinião de seus clientes para com o atendimento em sua empresa, ou até mesmo, sobre o seu atendimento. Fique atento sobre como será feita essa pesquisa, pois tenha a certeza que os resultados não poderão ser manipulados.

AGRADE SEU CLIENTE

Você já faz muito por seu cliente fornecendo o produto ou o serviço que ele necessita, correto? Errado! Quando seus clientes vêem até você, é a oportunidade perfeita para além de finalizar uma negociação, torná-lo um cliente fidelizado, ou um cliente fiel. É nessas oportunidades que entram a persuasão que junto a um ótimo atendimento, influenciam clientes tornando assim mais fácil de agradá-lo. Mas o que podemos fazer para agradar um cliente (seja ele uma pessoa ou uma empresa) além dos princípios básicos, como um ótimo atendimento e ter bons modos para dialogar?

  • Ofereça um Brinde! – Se organize e distribua Freebies para os clientes de sua empresa. Freebies são brindes que são disponibilizados gratuitamente para a massa de consumidores de uma empresa. Um exemplo prático é você observar os comerciais de TV onde a cada semestre são lançados novos produtos de alguma grande marca que oferece uma espécie de Amostra Grátis, que podem ser adquiridas geralmente no site da companhia. No entanto, poderá oferecer freebies como forma de agradecimento a seus clientes pela compra exercida. Os Freebies também podem ser a maneira perfeita de conquistar o cliente se estiver lançando algum novo produto ou serviço em sua empresa, assim o cliente além de ser presenteado, saberá da novidade de uma forma entusiasmada!

cliente satisfeito Como Tratar seu Cliente da forma Correta

SATISFAÇA O CLIENTE

A satisfação é o fator mestre para conseguir a fidelização do cliente. Sem falar que a satisfação de seus clientes é o item número 1 para que sua empresa seja bem sucedida, seja lá qual for o setor de mercado. Analise seus serviços ou seus produtos. Será que lida bem com a logística de entrega do serviço/produto para seu cliente? Faça mais! Evite fazer o mínimo, pois o cliente sabe reconhecer sempre quando uma empresa o trata bem.

Se coloque no lugar do cliente. Compare os serviços e produtos que você oferece. Fazer mais está além de vender um produto, fazer mais é fazer com que seu produto ou serviço seja tão bom que seus clientes recomendem a outros potenciais clientes (isso por si só já diminui os gastos de sua empresa com publicidade). Você sabe que a propaganda boca a boca é a melhor.

COMO LIDAR COM CLIENTES INSATISFEITOS?

É normal que quando os clientes estejam insatisfeitos procurem sempre se queixar. É uma reação normal, reconhecemos isso porque nós mesmos somos clientes de vários serviços. É impossível não ficar insatisfeito com pelo menos uma empresa, devido a tantas nos oferecendo seus serviços e produtos. Estima-se que 1 só cliente insatisfeito deverá contar a 15 pessoas sobre sua insatisfação, e claro, ele vai falar de sua empresa.

O que iria resultar numa publicidade negativa para sua empresa. Portanto, não importa qual seja a queixa do seu cliente, procure sempre ser razoável e resolvê-la o mais rápido possível mesmo que esse cliente possa trazer algum prejuízo, porque assim como você, o cliente gosta de ser atendido com agilidade.

UMA CAIXINHA DE SURPRESAS

Após todos os fatores citados nesse artigo, ficou claro que temos sempre que buscar por esses três ideais em nossa carreira empreendedora. Existem vantagens e desvantagens em empreender de diversas formas, mas fazendo uso de uma boa leitura de um bom livro sobre empreendedorismo, poderá trilhar seu caminho sendo norteado corretamente.

Um cliente é como uma caixinha de surpresas, sempre existe a possibilidade de ele nos surpreender. A diferença é termos a percepção para conseguir contornar as situações, sejam elas positivas ou negativas. Seu objetivo está lançado, trate da forma correta seus clientes e colherá ótimos resultados para sua empresa.

80 Flares Twitter 1 Facebook 76 Google+ 3 80 Flares ×
8 Comments
  • josé neto
    junho 25, 2012

    Parabéns por um artigo tão completo como esse. Realmente, o cliente merece o melhor atendimento possível pois é ele o responsável pela existência da empresa.
    Tem uma frase que diz: “mesmo estando errado o cliente tem razão” e nisso que as empresas devem se basear pois o cliente é o bem mais precioso que se pode ter, e pra falar a verdade, não está nada fácil conseguir fidelizar e conquistar novos clientes.

    Abraços e parabéns mais uma vez

    • Stenio Ribeiro
      junho 25, 2012

      Olá José Neto!
      Fico muito contente que tenha gostado do artigo, muito obrigado por expressar sua opinião aqui! :)
      De fato, o cliente é o alicerce para qualquer tipo de negócio, não importa em qual seguimento seja.
      Concordo com você e obrigado pelos elogios!
      Grande Abraço!

  • alessandra
    novembro 14, 2012

    seu documentario saiu muito bom
    .adorei vou comentar com meus amigos.

  • Stenio Ribeiro
    novembro 14, 2012

    Olá Alessandra, ficamos felizes que voce tenha gostado do artigo!

    Seja Bem-vinda!

    Agradecemos pelo comentário.

    Abraço!

  • Flavio Ramos
    fevereiro 27, 2013

    Olá,gosto muito de leitura sobre os assuntos empresa,empreender e relação com os clientes,esta sua matéria está muito boa mesmo,parabéns pelo artigo e gostaria de receber mais informações sobre estes assuntos,pois quero tornar a nossa empresa a mais conhecida e a melhor dentro do ramo,forte abraço.

    • Stenio Ribeiro
      fevereiro 27, 2013

      Olá Flavio, ficamos contente que nosso blog tenha lhe agradado!
      Uma solução para voce nao perder nenhum conteudo nosso é que voce pode inscrever seu email para receber nossos novos conteudos exclusivos. :)
      Abordar temas como “Tornar uma empresa conhecida” é o nosso foco!
      Um abraço!

  • elian n neto
    março 22, 2014

    gostei muito , vai me ajudar a apresentar um trabalho para o Senac, no curso de DP.

  • Marilucia Nakashima
    março 26, 2014

    Esse assunto me interessa muito. Gostei do conteúdo, sempre procuro fazer leituras sobre empreendedorismo.
    Gostaria de receber novas informacoes .

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


80 Flares Twitter 1 Facebook 76 Google+ 3 80 Flares ×