7 Dicas Práticas para Transformar sua Idéia em Negócio

Por quarta-feira, setembro 19, 2012 2 No tags Permalink 0
12 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 2 12 Flares ×

Quando apenas surgem idéias é comum ficar desnorteado em busca de uma idéia perfeita para iniciar um grande empreendimento. Ganhar dinheiro não é fácil, mesmo que você consiga juntar uma gama de idéias e desenvolver um plano perfeito. Antes, poderá procurar um investidor anjo para dar prosseguimento na sua busca pelo sucesso.

Mas será que qualquer idéia pode virar um negócio? Como fazer para transformar sua idéia em negócio? Com quais ferramentas terá de munir-se? Bem, analise comigo estas 7 dicas práticas para transformar sua idéia em negócio.

01. SIGA O SEU HOBBY

Já ouviu uma velha frase clichê como essa: “faça o que você gosta, e não importa os resultados”? Pois bem, é seguindo esse ideal que vários profissionais, hoje, em várias áreas são bem sucedidos. Eles optaram por fazer uma escolha, entre seguir uma carreira profissional que oferecessem maior destaque e maior salário ou fazer o que realmente importa, fazendo do seu hobby sua profissão. Siga nessa direção, e estará dando o passo essencial para criar um negócio de sucesso.

Afinal, se você tem a oportunidade de se ‘divertir’ e ao mesmo tempo ganhar dinheiro com seu negócio, porque não fazê-lo? Portanto busque seguir o seu hobby ou o que realmente você sempre quis fazer da sua vida profissionalmente falando, pois assim poderá ter maiores chances de se destacar entre seus concorrentes, até porque você gosta do que faz, o que poderá ser o diferencial na sua empresa.

02. BUSQUE SOLUCIONAR PROBLEMAS

Buscar solucionar problemas é apenas uma das questões principais para desenvolver um ótimo planejamento para seu negócio. Após escolher o setor de mercado em que seu negócio se alocará, faça uma pesquisa da concorrência a fim de mensurar o que eles oferecem aos clientes, para que assim possa analisar melhor suas idéias para o produto da sua empresa (produto esse que deverá ser seu diferencial). É claro que você pode tornar sua empresa destacada através de outras formas, porém, essa é apenas uma introdução ao questionamento que deverá fazer. Considere fazer algumas perguntas a si mesmo como:

  • Qual é o diferencial que meu negócio trará ao mercado?
  • Qual é a real necessidade/interesse de meu público-alvo?
Captura de Tela 2012 09 19 às 19.14.25 7 Dicas Práticas para Transformar sua Idéia em Negócio

03. FAÇA UM PLANO DE NEGÓCIOS

Um plano de negócios será o pilar para que você inicie o negócio com uma visão ampla e real de se empreender. Um plano de negócios se constitui em um documento que quando elaborado, é contido informações sobre o empreendimento. São essas algumas informações como: a descrição de seus produtos, o que oferecerá em seu negócio, qual será o diferencial de sua empresa, com quanto tempo você terá o retorno do que foi investido, etc.

Um plano de negócios é o que faz uma empresa ter mais chances de sobreviver em meio a tanta concorrência. Se já tiver iniciado um negócio, por menor que ele seja, elabore já um plano de negócios para que possa ter maiores chances de atingir o sucesso!

04. ACREDITE EM SI MESMO

Acreditar em si mesmo de longe é a melhor tática motivacional que poderá exercer. Se você estiver entrando num setor de mercado onde a concorrência já passa de todos os limites possíveis, acredite, ainda há chances de sobreviver nesse mercado, ainda há chances de se destacar entre os concorrentes!

Sim, acredite, mesmo que haja 1% de chances para seu empreendimento dar certo, não desista! Os fundadores do Google não estavam desanimados só porque outros motores de buscas como o Yahoo e o Bing já existiam. Uma dica muito boa é você trazer esse sentimento de confiança para sua empresa também, seja através de um slogan ou até mesmo de um produto. Acredite em si mesmo para que seus clientes possam acredita também!

05. ESTEJA ABERTO A CRITICAS

Por vezes enfrentará críticas. Se existe uma lição que aprendi, é que não importa pra onde você vá, sempre existirão pessoas querendo tomar o seu lugar. Isso se dá também com a sua empresa ou seu pequeno negócio. Uma crítica pode ser avassaladora (no sentido ruim), mas também poderá ser construtiva, podendo ser uma exposição de uma opinião que diz respeito à melhora de um produto ou serviço que você oferece.

Seguindo o ultimo raciocínio, esteja sempre atento as críticas que recebe. Se ainda não houve quem critique um produto ou serviço de sua empresa, se prepare, esse dia vai chegar, portanto esteja em alerta para tirar sempre uma lição desse comentário alheio.

06. MANTENHA O FOCO

Manter o foco é uma das questões mais difíceis de cumprir. Não importa se estiver trabalhando em um escritório [trancado], ou se estiver elaborando um plano de negócios com papel e caneta na mão, sempre haverá um pensamento ou um fator que poderá tirar sua atenção daquilo que está fazendo.

Mantenha o foco em produzir mais para sua empresa ou para seu pequeno negócio. Com o avanço tecnológico, uma boa tática para manter o foco na área de mercado em que atua, é comprando Livros especializados na área, ou se matricular num curso onde poderá ter a chance de aumentar seus conhecimentos e assim também sua produtividade.

bons negocios 7 Dicas Práticas para Transformar sua Idéia em Negócio

07. MANTENHA CONTATO COM AS PESSOAS CERTAS

Manter o contato com as pessoas certas é o que fará de seu negócio um empreendimento de sucesso ou fracasso. Sabemos que encontrar pessoas em que possamos confiar e pedir ajuda não é tão fácil ou tão cômodo. Para que sua empresa ou negócio venha a dar frutos e ter uma previsão de sucesso, é preciso antes de tudo que você esteja fazendo de forma correta a ligação entre sua empresa e seu cliente.

Depois que sua empresa estiver evoluindo e exigindo contratações de funcionários, não se deixe enganar pela agencia que o fornecerá. Trace o perfil de um profissional adequado para sua empresa, pois assim, quando encontrar o profissional com esse perfil poderá através de várias entrevistas [diferentes], confiar no novo funcionário contratado. Naturalmente, você vai querer trazer para sua empresa pessoas que querem fazer a sua empresa maior e melhor, não é mesmo?

APENAS INICIE!

Agora é chegado o momento onde você analisa todas as questões abordadas nesse artigo, fazendo assim uma reflexão se está cumprindo essas dicas ou não. Inicie um negócio na área que você realmente gosta ou se interessa em aprender e se aperfeiçoar sendo profissional. Analise e busque solucionar os problemas de seus potenciais clientes, fazendo assim uma pesquisa de mercado.

Ah, não se esqueça de elaborar um ótimo e completo plano de negócios! Acredite em si mesmo e esteja sempre aberto a tirar novas lições das críticas, pois elas chegarão a seu negócio sempre. Foco, esta é a palavra que define estar se dedicando e fixando a sua mente no trabalho, sem esquecer que você deve viver fora do trabalho também! Mantenha sempre contato com as pessoas que podem lhe indicar ou dar dicas para melhorar no setor de atuação da sua empresa. O funcionário perfeito não existe, portanto procure sempre aquele funcionário com o perfil de sua empresa, sempre existe um que para se adequar. Doravante, apenas inicie!

12 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 2 12 Flares ×
2 Comments
  • Erick Costa from empreendeblog
    setembro 21, 2012

    Muito boa as dicas e com certeza serão de grande valia para todos que pensam em abrir um negócio, e por hora, contam apenas com uma boa ideia.

    De toda forma, gostei particularmente do trecho em que o google é citado. Muitas pessoas desistem por temer um mercado concorrido e dominado por outros grandes players.

    A verdade é que conseguir algum destaque em mercados com mais concorrentes e relativamente mais seguro e garantido para o bom empreendedor do que investir em mercados demasiadamente inovadores, sem concorrentes e que ninguém sabe se vai dar certo.

    E aquela velha história do oceano vermelho x oceano azul.

    cabe ao empreendedor optar pela melhor escolha…

    abraços e até já!

    • Stenio Ribeiro
      setembro 21, 2012

      É verdade Erick, caberá ao empreendedor escolher o melhor segmento para si.

      Nem todos os empreendedores querem se arriscar no mercado onde para se destacar terá de se ‘arriscar’ a inovar.

      Ficamos contentes com seu comentário de qualidade, obrigado!

      Abraço!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


12 Flares Twitter 0 Facebook 10 Google+ 2 12 Flares ×